Quais tipos de piso são indicados para cada ambiente? Descubra!

Quais tipos de piso são indicados para cada ambiente? Descubra!

Existem vários detalhes que nem imaginamos ter que lidar antes de começar uma reforma em casa. Quando chega a hora de escolher entre os diferentes tipos de piso, por exemplo, são muitos os aspectos que devem ser levados em consideração.

 

As escolhas para o acabamento de cada ambiente do lar devem ser pensadas com bastante cuidado, levando em conta não somente o investimento, mas também a manutenção e durabilidade dos materiais.

 

Neste sentido, os tipos de piso devem ser escolhidos não apenas pela sua estética, mas também pela funcionalidade. Acompanhe neste post algumas dicas para escolher o piso ideal para cada cômodo:

 

Salas, quartos e corredor podem receber os mesmos tipos de piso

Para os cômodos relacionados ao lazer e ao descanso, como as salas de estar e os quartos de dormir, os pisos quentes são os mais indicados. Os corredores podem seguir a mesma linha, já que normalmente ligam os recintos mais reservados da casa.

 

A escolha por pisos quentes se dá para se obter um maior conforto nesses ambientes, já que muitas vezes andamos descalços por ali. E, mesmo que você não tenha esse hábito, é importante lembrar que os pisos frios, como já diz o nome, podem esfriar demais o local.

 

Entre as opções mais indicadas para salas e quartos estão os pisos de madeira, laminados e vinílicos. Se a ideia é fazer a sala em um outro estilo, o que é cada vez mais comum, é possível utilizar os porcelanatos.

 

Lembre-se! Para esse tipo de ambiente, tapetes podem fazer toda diferença na decoração. Preparamos também algumas dicas para você aprender a usar tapetes na decoração.

 

Para a cozinha, opte por um piso de fácil limpeza

No lugar onde manuseamos e armazenamos os alimentos, é impossível não pensar no quesito limpeza e higiene. Dessa forma, um dos fatores determinantes na hora de escolher o piso para a cozinha é a facilidade de limpeza.

 

Nesse caso, tipos de piso como o porcelanato, granito, cerâmicos e pastilhas são os mais utilizados. Todos esses exemplos se adequam bem ao ambiente, então a escolha fica por conta do estilo que você procura e também de quanto você planeja investir.

 

Para quem prefere uma opção diferenciada e cheia de personalidade, é possível considerar também o uso do ladrilho hidráulico. Mas prepare o seu bolso, pois eles acabam sendo um pouco mais caros que os demais.

 

Para os banheiros, considere a umidade constante

Quando o assunto é banheiro, segue-se uma lógica semelhante à da cozinha. Ambos os cômodos são considerados áreas molhadas, portanto acabam exigindo pisos frios. Uma dica: cerâmicas e porcelanatos são as melhores pedidas!

 

Um diferencial para esse ambiente pode ser o fator antiderrapante, que garante mais segurança em espaços pouco arejados e que levam mais tempo para secar, principalmente em dias mais úmidos.

 

Ambientes externos merecem atenção especial

É importante avaliar as principais características do ambiente externo em questão antes de definir os tipos de piso a serem utilizados. O espaço pega sol na maior parte do tempo ou fica à sombra? A chuva é recorrente na sua região e a área externa é um local de circulação? Como é a drenagem da água no ambiente?

 

Independente do tipo de uso que planeja para seu ambiente externo, invista em um piso antiderrapante ou poroso, o que ajuda a evitar acidentes por conta de escorregões. Algumas opções são os pisos cerâmicos e o porcelanato antiderrapante, assim como a madeira de demolição, caso você prefira criar um ar mais rústico.

 

E aí, nossas dicas sobre tipos de piso foram úteis para você? Então, não perca mais tempo e assine nossa newsletter para receber conteúdos sobre casa e decoração fresquinhos e exclusivos no seu e-mail!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br