6 dicas para ser um bom anfitrião em festas na sua casa

6 dicas para ser um bom anfitrião em festas na sua casa

Ser um bom anfitrião é uma tarefa que exige preparação e organização. O sucesso dessa empreitada está em cuidar dos mínimos detalhes; assim, você e seus convidados conseguirão aproveitar a festa ao máximo.

 

Entretanto, a vida corrida pode dificultar o planejamento da festa como se espera.

 

Mas não se preocupe! Separamos algumas dicas para ser um bom anfitrião em casa sem deixar de levar em conta a agilidade e a facilidade na hora da organização. Vamos lá?

1. Prepare tudo com antecedência

Imprevistos acontecem, mas esquecer de algum detalhe importante pode significar uma grande dor de cabeça no dia da festa.

 

Por isso, faça um checklist com tudo o que precisará. Organização é sinônimo da agilidade e facilidade que você tanto busca.

 

Desenvolva o checklist considerando as diferentes tarefas. As principais delas são:

 

  • lista de convidados;
  • comidas e bebidas;
  • organização e limpeza do ambiente;
  • decoração;
  • música.

2. Calcule a quantidade de comida e bebida

Calcule as quantidades de acordo com o número de convidados, mas sempre com uma margem de erro. Nada pior em uma festa do que faltar comida ou bebida para os seus convidados!

 

Além da quantidade, outras particularidades também não podem ser esquecidas:

 

  • caso a bebida tenha que passar por um período maior de resfriamento, coloque-a para gelar no dia anterior;
  • defina com antecedência o cardápio. se for almoço ou jantar, sirva tira-gostos e petiscos, mas não exagere a ponto dos convidados não conseguirem comer o prato principal;
  • se quiser servir alguma comida pouco usual, certifique-se que nenhum visitante seja alérgico. Assim, ninguém passará fome.

3. Deixe o ambiente impecável

Dê uma atenção especial à limpeza e organização da casa nos locais em que os convidados circularão durante o evento.

 

O principal cuidado referente à disposição dos móveis do local é fazê-la de forma a facilitar a circulação das pessoas. Otimize o ambiente da sua casa! Se for preciso, mude a disposição dos móveis.

 

Certifique-se que toda a casa esteja limpa e organizada, não somente o ambiente destinado à festa. É comum, ao receber amigos e familiares em casa, que eles queiram conhecer o restante do imóvel.

 

Dica: preste uma atenção especial a limpeza do lavabo! Confira se a toalha de rosto está limpa e se há papel higiênico e sabonete na quantidade correta.

4. Invista na decoração

Nada melhor que ter a sua casa elogiada, não é mesmo? O segredo da boa decoração está nos detalhes:

 

  • a mesa e a forma como ela é montada integram a decoração, então combine diferentes tipos de louças com o faqueiro e as taças que serão utilizadas;
  • arranjos de flores são sempre um bom item de decoração, não importa qual o tipo de evento você pensa em realizar;
  • utilize velas perfumadas ou home spray para deixar a casa cheirosa;
  • para otimizar seu tempo, compre itens decorativos pela internet.

5. Prepare uma playlist

A playlist dá o tom da festa. Em jantares formais, música ambiente costuma cair bem, por exemplo. Não corra o risco de tocar uma faixa inadequada para o momento ou os convidados do evento.

 

Ao elaborar uma playlist, você previne de possíveis constrangimentos em relação a músicas na festa.

6. Relaxe

Ser um bom anfitrião requer que você não pareça preocupado e deixe seus convidados à vontade para aproveitar o evento.

 

Apresente pessoas de diferentes grupos: seja a ponte que permite que todos se conheçam e interajam.

 

Também é importante circular pelo evento. Não fique somente na cozinha, preocupado com a organização de tudo ou somente com um grupo de pessoas.

 

Organização é fundamental para quem quer ser um bom anfitrião e não quer perder a comemoração resolvendo problemas ou preparando o que deveria ter sido organizado previamente.

 

Ela permite não deixar de levar em conta preparativos e detalhes importantes para o sucesso da festa, como a decoração e os pratos que serão servidos.

 

Agora que você já está preparado para receber os seus convidados em casa, compartilhe sua experiência como anfitrião nos comentários!

Sobre Casoca


Apaixonados por decoração, criamos um um portal completo, cheio de dicas, referências e conteúdos interessantes para te inspirar na hora de decorar a sua casa! Além disso, acessando o nosso shopping online pelo endereço www.casoca.com.br você encontra as melhores marcas e produtos do mundo décor, as peças da CASACOR Minas 2018, tudo isso reunido em um só lugar. Assim fica fácil decorar a sua casa!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Apaixonados por decoração, criamos um um portal completo, cheio de dicas, referências e conteúdos interessantes para te inspirar na hora de decorar a sua casa!

Além disso, acessando o nosso shopping online pelo endereço www.casoca.com.br você encontra as melhores marcas e produtos do mundo décor, as peças da CASACOR Minas 2018, tudo isso reunido em um só lugar.

Assim fica fácil decorar a sua casa!

Instagram @casoca.br