Confira como selecionar o melhor material para os móveis

Confira como selecionar o melhor material para os móveis

A cena é bastante comum: clientes na loja de móveis com aquela dúvida no momento de escolher o mobiliário ideal para determinado ambiente da casa. Esta escolha requer atenção, porque determinados tipos de material para móveis podem não ser adequados a certos ambientes, assim como na hora da limpeza, requerem cuidados especiais.

 

Aqui na Casoca preparamos um guia definitivo que vai tirar as suas dúvidas sobre qual móvel ficará perfeito à beira da sua piscina, ou qual tipo de material é ideal para aquela bancada da cozinha. Acompanhe!

 

Materiais para área externa

Para áreas externas o ideal é escolher um material durável e resistente. A escolha deve levar em conta, por exemplo, se ele será um móvel que ficará “no tempo”, sujeito a intempéries do clima.

 

Com isso em mente, os mais indicados são os com base de inox, por serem resistentes à corrosão. Prefira aqueles que receberam pintura eletrostática ou anodização, que garante à peça pouca aderência de sujeiras, tornando sua limpeza mais simples. Fibra sintética e madeira também são indicados, além de acabamentos como o couro náutico e tecido impermeável, conhecido como acquablock.

Materiais para áreas internas

Na áreas internas do seu lar a sua imaginação é o limite, mas fique atento a fatores como resistência, frequência de uso, mobilidade dentro da casa, etc. A rotina e o estilo de vida dos moradores deve e muito ser levada em conta.

 

  • Áreas molhadas (cozinha e banheiro): os móveis para esses cômodos devem ser, antes de tudo, funcionais e produzidos com materiais fáceis de limpar, uma vez que estas áreas são ambientes de grande circulação e atividade na casa. Balcões de mármore ou granito são boas opções, enquanto móveis de MDF e MDP são versáteis e estão presentes na maioria dos projetos planejados. Lembre-se de que esses móveis devem ser resistentes a umidade e ao contato com líquidos.

 

  • Sala: ao escolher móveis para sala, você deve considerar a sua rotina e o estilo de vida da sua família. Se na casa há crianças, animais de estimação ou se a rotina dos moradores inclui reuniões e festas frequentes, opte por sofás com acabamentos mais escuros e principalmente, laváveis ou impermeáveis. Móveis claros e de materiais mais delicados estão sujeitos a manchas e a remoção pode se tornar uma dor de cabeça. Couro, couro sintético e tecidos impermeáveis são boas opções pela resistência e facilidade de limpeza. Móveis de madeira maciça (nativa, de reflorestamento ou de demolição) são resistentes e duradouros, porém mais pesados. Pense nisso se você é daquelas pessoas que gostam de renovar o ambiente trocando móveis de lugar. Além disso, as opções de acabamento são limitadas. Geralmente utiliza-se vernizes, ceras, seladores ou tingimentos para realçar a cor natural do material e protege-lo.

 

  • Quarto: o ambiente mais acolhedor e íntimo da casa requer uma atenção especial quando o assunto é o material para móveis. Por exemplo, se você pretende optar por camas de ferro ou madeira com estrado, certifique-se que o material é resistente o suficiente para acolher o peso das pessoas que irão dormir nela. Lembre-se de a cama é um móvel de uso diário, portanto quanto mais resistente e silencioso for o material, melhor.

 

Afinal, é muito desagradável não conseguir dormir por conta de uma cama que faz muito barulho quando você se mexe. Se você necessita de espaço de armazenamento e versatilidade, as camas modelo box permitem grandes variações de cabeceiras e os modelos “baú” conferem bastante espaço para guardar o que você precisar.

 

Qualquer que seja a sua escolha, é importante estar atento à qualidade dos móveis, para que a sua experiência durante o uso seja a melhor possível. Agora que você conferiu como escolher o material para móveis que melhor se adapta ao seu caso, deixe um comentário nos contando que tipos de móveis você tem na sua casa e quais critérios utilizou na hora de decidir o que levar!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br