Sem erro! 5 dicas para acertar na escolha da luminária pendente

Sem erro! 5 dicas para acertar na escolha da luminária pendente

A luminária pendente é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força na decoração. Por ficar “pendurada” no teto, ela causa um efeito interessante, conferindo muito charme ao cômodo. Além disso, devido à sua versatilidade, ela pode ser incorporada aos mais diversos tipos de ambiente.

 

Mas, são tantos os tipos de modelos e formatos que, à primeira vista, pode parecer difícil fazer a escolha certa. Por isso, separamos 5 dicas para você acertar, sem medo, na escolha da sua luminária pendente. Confira!

1. Entenda sua função no ambiente

Antes de mais nada, você precisa saber qual é o objetivo que o pendente deve cumprir. Estamos falando de um ambiente de leitura? Ou, quem sabe, de um espaço para receber visitas ou, ainda, uma sala de jantar?

 

A resposta a essas perguntas é que vai direcionar suas escolhas em relação ao tipo de luz, ao estilo e até mesmo à instalação.

 

Se a função dela for a de, por exemplo, iluminar todo o ambiente, o ideal é utilizar uma cúpula translúcida, cuja luz difusa cobrirá todo o espaço, de maneira confortável e aconchegante.

 

Já para dar destaque a algum objeto ou móvel, um modelo completamente fechado, em metal, faz o trabalho corretamente. Ainda, se o objetivo é ter uma iluminação voltada à realização de alguma tarefa — seja ela ler, trabalhar, cozinhar ou outra — o melhor é optar por uma cúpula de vidro ou acrílico, que proporciona uma iluminação mais brilhante.

2. Atente-se à cor e à intensidade da luz

A escolha correta da cor e da intensidade da luz vai ajudar a deixar o ambiente mais confortável e funcional.

 

A luz branca é ideal para ambientes como home offices, ou para ficar sobre poltronas de leitura. Já a luz amarela, ajuda a deixar o ambiente mais acolhedor, podendo ser utilizada em sua sala ou quarto.

3. Defina o estilo de luminária pendente

O estilo da luminária pendente deve conversar com o resto da decoração do ambiente. Ou seja, nada de utilizar um artigo de design mais moderno se a ornamentação do espaço for rústica, certo?

 

Avalie também o destaque que ela terá no local, para que não fique desproporcional aos outros itens, como móveis e acessórios.

 

Além disso, é importante priorizar modelos que tenham flexibilidade na instalação, como a possibilidade de regular o tamanho do fio. Assim, você não terá problemas, independentemente do pé direito do cômodo.

4. Considere a altura ideal

Respeitar algumas distâncias e proporções vai te ajudar a criar uma decoração mais harmônica. Por isso, outra dica de que você não pode se esquecer na hora de instalar sua luminária é a de considerar a altura ideal.

 

A distância mínima entre o teto e a cúpula do pendente deve ser de 20 centímetros, mas há outras recomendações de distâncias. Veja:

Na mesa de jantar

  • Entre chão e pendente: 140 a 150 cm;
  • entre pendente e tampo da mesa: 70 a 90 cm.

Na sala de estar

  • Entre cúpula e mesa de centro: 150 a 170 cm;
  • entre cúpula e mesa lateral: 30 a 50 cm.

Na cozinha

  • Entre luminária e pia ou mesa de apoio: 200 cm;
  • entre luminária e mesa de refeição: 70 a 100 cm.

No quarto

  • Entre pendente e criado-mudo: 30 a 50 cm.

Em corredores e áreas livres

  • Entre cúpula e chão: 200 a 210 cm.

5. Preze pelo alinhamento adequado

O alinhamento do pendente vai se dar de acordo com o local onde ele é colocado. Mas, vale destacar, ele deve estar centralizado em relação àquilo que ilumina, e não necessariamente ao ambiente como um todo.

 

Por exemplo, se você quer uma luminária pendente iluminando sua mesa de jantar, ela deve ser posicionada considerando o local onde esse móvel se encontra — mesmo que isso signifique não estar centralizada na sala como um todo.

 

Já deu para perceber que não é difícil escolher sua luminária pendente sem errar. Com essas dicas, você vai tirar essa tarefa de letra e fazer uma decoração ainda melhor!

 

Quer ter acesso a mais dicas de decoração para deixar sua casa incrível e encantar suas visitas? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Foto: Projeto Shachar Rozenfeld

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br