Jardim vertical: o que é e como fazer?

Jardim vertical: o que é e como fazer?

Nesses tempos de aquecimento global, nada como ter uma área verde bem fresquinha em casa, certo? Entretanto, se você mora em espaços pequenos, porque não fazer um jardim vertical? Prático e versátil, cabe em qualquer cômodo da casa e pode ser uma alternativa para quem não tem muito espaço disponível.

 

Para quem não sabe, essa é uma boa alternativa para os que não conseguem ter em casa um jardim tradicional, ao qual todos estão acostumados. Esse tipo de estrutura pode ser montado na sala, na varanda e até mesmo na cozinha, como uma pequena horta de temperos. Já pensou nisso? Então leia o texto e comece já a planejar o seu!

Como montar?

Existem no mercado diversos recipientes para montar um jardim vertical, desde os mais sofisticados — como vasos de cerâmica próprios para isso —, até os ecológicos — como a reutilização de garrafas pets e canos de pvc. Pallets e caixotes de madeira também são uma alternativa sustentável, prática e barata. Entretanto, é sempre bom pesquisar antes para saber qual a opção mais adequada para você.

O que plantar?

As opções também são variadas e você pode fazer desde uma parede repleta de orquídeas e samambaias, até algo mais simples, como plantar suculentas, que são mais fáceis de cuidar, caso jardinagem não seja o seu forte. Dê preferência para plantas de raízes mais superficiais, como dinheiro em penca ou lambari roxo. Se tiver dúvidas, informe-se em alguma floricultura de sua confiança.

Como cuidar?

Tenha sempre cuidado com a irrigação e a drenagem dos vasinhos. Para saber se o solo está muito seco ou encharcado, coloque o dedo na terra para perceber se está irrigada. Respeite também as peculiaridades de cada planta. Samambaias, por exemplo, preferem ambientes com luz solar indireta e ambientes mais frescos, por isso pode ser uma boa opção instalá-las na sala de estar.

Onde montar?

Nesse caso, a sua necessidade e criatividade é que irão definir o local mais adequado. Se você estiver pensando em uma horta de temperos, por exemplo, o local ideal pode ser na lavanderia ou até mesmo dentro da cozinha, para a sua maior comodidade. Entretanto, seu jardim também pode ser montado fora de casa, em um muro ou até mesmo em alguma parede de pedras, para valorizar o espaço externo. E porque não uma parede de orquídeas perto da piscina trará um clima mais agradável a esse espaço?

Quais os benefícios de um jardim vertical?

Além de serem muito bonitos e esteticamente agradáveis, os jardins verticais retiram o excesso de calor do ambiente em que estão, além de auxiliarem na umidificação do ar. A manutenção também não é cara nem difícil, bastando, para isso, alguns minutos por semana para verificar a irrigação e a saúde das plantas.

 

Como você pode ver, montar um jardim vertical é bem mais fácil do que parece e pode ser uma boa alternativa de decoração para a sua casa. Antes de começar a montá-lo, é fundamental escolher o local, os tipos de vasos e plantas que serão parte do seu jardim. E então é comprar o material e colocar a mão na massa!

 

Lembre-se que, ter plantas em casa, não só aumenta o nível de oxigênio, como faz o ambiente ficar mais fresco e agradável.

 

Se você gosta mesmo de plantas, também vale a pena conhecer um pouco mais sobre o Urban Jungle, a nova moda do mundo da decoração! Esse estilo leva o verde ainda mais para dentro de casa. Nossa parceira Janina Ester, do site You Can Find preparou um post super legal sobre esse tema e está imperdível. Clique aqui e confira agora mesmo!

 

 

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br