Dica do Profissional – Iluminação na decoração: tudo o que você precisa saber

Dica do Profissional – Iluminação na decoração: tudo o que você precisa saber

Um bom projeto sempre vem acompanhado de um projeto luminotécnico bem executado. A iluminação na decoração é fundamental para destacar e valorizar o ambiente da casa, trazendo conforto e clareza. E quando utilizamos lâmpadas especiais e eficientes, nos locais corretos, o resultado final é ainda mais satisfatório e fazem toda a diferença. E o ideal é que ela seja feita ainda na fase do projeto, para que tenha uma conexão com o ambiente, além de prever o tipo de sistema a ser utilizado.

 

Existem dois tipos de iluminação: direta e indireta. E para saber quais luminárias e onde utilizar cada uma, é preciso analisar cada ambiente e suas necessidades.

 

Na iluminação indireta, temos as sancas e cortineiros iluminados, balizadores, spots, arandelas e nichos iluminados.

 

Na iluminação direta, temos spots, luminárias de mesa, abajures, luminárias de piso, arandelas e pendentes.

 

Como deve ser a iluminação de cada ambiente?

Área Externa

Em ambientes externos, valorizar texturas e a arquitetura da casa, além da funcionalidade, são itens indispensáveis para uma boa iluminação. Iluminar os caminhos com balizadores de piso ou parede, garantindo a segurança das pessoas ao caminharem e realçar as características arquitetônicas são as dicas mais úteis. Iluminar os jardins, com spots de piso, e piscinas também são técnicas boas para garantir um ambiente mais aconchegante.

 

Iluminação na Decoração

Sala de Estar

Geralmente por estarem na entrada, a iluminação na decoração das das salas de estar, que mostram a identidade da casa, devem valorizar o ambiente.. Por serem ambientes de convivência e entretenimento, precisam ser confortáveis e possuir uma iluminação com tons mais amarelados. Uma iluminação mais indireta, destacando o mobiliário, quadros e obras de arte é uma boa pedida. Cortineiros iluminados também trazem aconchego.

 

Iluminação na Decoração

Sala de Jantar

Uma boa iluminação em cima da mesa de jantar, que deve ser destacada, e pode ser feito com pendentes ou até mesmo spots. No caso de mesas muito compridas, pode-se utilizar vários pendentes enfileirados, ou mesclar com spots.

 

Iluminação na Decoração

Cozinha e Área de Serviço

A iluminação dos dois ambientes deve ser geral, clara e bastante eficiente para preparar os alimentos. Luminárias centrais, e mescladas com spots deixam o ambiente bem iluminado. Já para as bancadas, a dica é utilizar fitas de LED embaixo dos armários.

 

Iluminação na Decoração

Quarto

O quarto pede uma iluminação suave, sem luz direta na cabeça. Na área da cabeceira, o ideal é utilizar pontos de luz indiretas, como abajures nas mesas laterais. Se o quarto também tiver bancada de estudos, uma luz direta naquele local é o indicado.

 

Iluminação na Decoração

Banheiro

A iluminação na decoração do banheiro também merece atenção, e o importante é ter um ambiente claro e com luz brancailum, que traz a sensação de limpeza, mas ao mesmo tempo deve ser suave. Na bancada do espelho, o ideal é mesclar a luz branca com a luz amarela, para ajudar na hora da maquiagem, e para que o rosto fique iluminado e sem sombras. Usar fitas de led atrás do espelho também trazem um aconchego para o espaço, que deve ser sempre confortável e agradável.

 

Iluminação na Decoração

Como você pode ver, a iluminação é um fator decisivo para o conforto e beleza de uma casa! É preciso ficar atento aos detalhes e aos cuidados citados para que a iluminação na decoração seja certeira e para que mude o ambiente!

 

Quer receber mais artigos com dicas como essas? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sobre Lívia Sadala


Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. Participa de várias feiras e mostras no Brasil e no Exterior. Com um estilo criativo e detalhista, a Arquiteta atua na área de projetos Residenciais e Arquitetura de Interiores, além de desenvolver projetos comerciais e de cenografia. Traduz os desejos de cada cliente ao criar cada projeto, que são únicos e personalizados, unindo o bom gosto com o orçamento de cada um. -> Quer entrar em contato com a Lívia? -> Telefone: (31) 99990-9418 -> E-mail: livia@sadalaarquitetura.com

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br