9 ideias incríveis para decorar cozinha pequena

9 ideias incríveis para decorar cozinha pequena

Você sabia que escolher bem os móveis e os objetos que compõem o lar é fundamental para o bem-estar da sua família? O desafio de decorar cozinha pequena exige bom humor e sabedoria.

 

Afinal, o ambiente possui eletrodomésticos que por si só ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo necessita ter uma ótima circulação de ar e um espaço para armazenamento.

 

A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível ter uma cozinha pequena bonita, organizada e aconchegante. Para isso, é essencial utilizar o espaço como um todo — incluindo o teto.

 

Se não sabe por onde começar, fique tranquilo! A seguir, mostraremos 9 ideias incríveis para decorar a sua cozinha e criar um lindo ambiente. Acompanhe!

1. Invista em móveis sob medida

Os móveis sob medida são ótimos para todos os ambientes, incluindo os de pequenas dimensões, pois além de promoverem um ótimo acabamento e uma perfeita harmonia no espaço, eles atendem à maioria das especificidades.

 

Os móveis funcionais são ótimos aliados. Armários com rodinhas podem ser guardados embaixo da bancada. Ou você pode optar por uma bancada retrátil, por exemplo, que pode ser recolhida depois de uma refeição rápida.

 

decorar cozinha pequena

Assim, investir nesse mobiliário é uma ótima opção para aproveitar todo o espaço disponível da sua cozinha. Você pode contratar um arquiteto, um designer de interiores ou elaborar a decoração você mesmo. Para isso, basta um bom planejamento e uma fita métrica. Depois, é só levar o seu projeto a um profissional de qualidade.

2. Explore o cômodo verticalmente

Ter muitos armários ou prateleiras pode tornar a sua cozinha confusa e tumultuada. Por isso, investir em mobiliários na parte mais alta do cômodo é uma das melhores estratégias para ganhar espaço de armazenamento sem comprometer a circulação das pessoas.

 

Além de ficar mais organizado, o ambiente se torna clean e aconchegante. Uma opção é deixar as panelas e outros objetos mais coloridos à mostra, para complementar e dar um toque pessoal à decoração.

 

decorar cozinha pequena

3. Aposte em cores claras

Você pode até não saber, mas as cores claras — especialmente o branco — ajudam o ambiente a parecer maior. Isso porque refletem mais a luz e dão a ideia de amplitude. Por essa razão, sempre que possível, escolha móveis e eletrodomésticos que tenham tons neutros e aposte em itens de decoração coloridos para dar charme à cozinha.

 

decorar cozinha pequena

 

decorar cozinha pequena

Uma ótima dica é investir em papéis de parede vinílicos. Laváveis, esses revestimentos são ideais para a cozinha por serem práticos e fáceis de limpar. É uma ótima alternativa para quem quer decorar a casa sem gastar muito nem precisar encarar os transtornos de uma obra.

decorar cozinha pequena

4. Adquira banquinhos

Se o seu objetivo é economizar espaço, esqueça as cadeiras! Charmosos, os banquinhos cabem embaixo da mesa e alguns modelos ainda são dobráveis. Para dar um ar moderno ao ambiente, vale a pena optar por bancos coloridos.

decorar cozinha pequena

decorar cozinha pequena

 

Aliás, a mesa também é um item que merece a sua atenção: opte por modelos estreitos e pequenos. Deixe os modelos maiores para os outros cômodos, como a sala de estar, por exemplo. Se preferir, há ainda a possibilidade de deixar a mesa de lado e investir num balcão para as refeições do dia a dia.

5. Priorize a organização

Quer ganhar espaço na sua cozinha? Então, é necessário que ela esteja sempre arrumada. Ter uma casa bonita e organizada interfere diretamente no humor das pessoas. Portanto, nada de deixar as louças empilhadas na pia, lave-as assim que usar. Evite manter objetos desarrumados à mostra nos armários e também não deixe os alimentos abarrotados nas fruteiras e prateleiras.

 

Além disso, é muito importante setorizar objetos para facilitar a organização. Separe panelas, talheres, pratos, copos, tigelas, e assim por diante. Se o seu armário não tiver divisórias suficiente para uma boa ordenação, compre peças que dividam internamente os móveis.

 

decorar cozinha pequena

 

Além de deixar a decoração mais harmoniosa — e, consequentemente, bonita —, organizar os objetos da cozinha facilitará a sua rotina. Assim, sempre que precisar localizar algo, você não precisará tirar todos os itens do armário!

6. Invista num painel perfurado

Outra dica para decorar uma cozinha pequena é investir em um pegboard, mais conhecido como painel perfurado. Ele nada mais é que uma estrutura fina em madeira com diversos furos que permitem a colocação de ganchos para pendurar ferramentas e utensílios.

 

Por possuírem uma espessura muito fina e serem de fácil instalação, eles funcionam muito bem em ambientes de pequenas dimensões. Você pode pendurar todo o seu arsenal culinário e ter tudo sempre à mão. Se quiser personalizá-lo, pinte-o da sua cor favorita e contorne cada objeto no painel, como a Julia Child fazia.

decorar cozinha pequena

7. Opte por superfícies reflexivas

Quando o assunto é decoração, existem uma infinidade de materiais com as mais diversas indicações. Os que possuem acabamentos reflexivos, assim como espelhos ou vidros, são ótimos aliados para os cômodos pequenos.

 

decorar cozinha pequena

 

Essas superfícies acabam refletindo a luz que incide no local e, assim, dão a impressão de que o ambiente é maior do que é. Você não precisa colocar portas de espelhos nos armários, não é isso, mas opte por algo que tenha uma propriedade reflexiva sutil.

8. Lance mão de eletrodomésticos embutidos

A maioria dos eletrodomésticos disponíveis no mercado oferecem versões adaptadas para embutir. Isso faz você ganhar algum espaço e praticidade. O acabamento fica excelente! É uma boa opção para decorar a sua cozinha de maneira elegante, equilibrada e clean.

decorar cozinha pequena

Outra dica é, se você gosta de assistir TV enquanto cozinha, embutir o aparelho em um nicho entre os móveis, na parede.

9. Conte com uma boa iluminação

Uma decoração não está completa se você se esquecer da iluminação, não é verdade? Além de sua utilidade funcional, ela também pode ajudar a ampliar o ambiente. Um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença na sua cozinha.

 

O ideal para a cozinha é mesclar pelo menos dois tipos diferentes de luz. As lâmpadas de cores frias (brancas), para quando precisa desempenhar uma atividade que exige mais concentração como preparar os alimentos. E as de cores quentes (amarelas), para aqueles momentos mais calmos e aconchegantes como um jantar romântico ou entre amigos. Uma ótima ideia é ter alguns spots sob os armários, eles destacam os objetos e causam um efeito incrível!

 

Decorar sua casa não é apenas uma maneira de deixá-la mais bonita e convidativa, mas também um caminho para trazer mais qualidade de vida e bem estar para você e toda a sua família. Dessa maneira, não meça esforços para trazer seu estilo e personalidade para o lar. Essa é a melhor forma de ter um lugar que combine com você!

 

Esperamos que esse artigo sobre como decorar cozinha pequena tenha sido útil para você. Se gostou, deixe um comentário e compartilhe suas ideias para decorar cozinha pequena. Divida a sua experiência com a gente!

Sobre Casoca


Apaixonados por decoração, criamos um um portal completo, cheio de dicas, referências e conteúdos interessantes para te inspirar na hora de decorar a sua casa! Além disso, acessando o nosso shopping online pelo endereço www.casoca.com.br você encontra as melhores marcas e produtos do mundo décor, as peças da CASACOR Minas 2018, tudo isso reunido em um só lugar. Assim fica fácil decorar a sua casa!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Apaixonados por decoração, criamos um um portal completo, cheio de dicas, referências e conteúdos interessantes para te inspirar na hora de decorar a sua casa!

Além disso, acessando o nosso shopping online pelo endereço www.casoca.com.br você encontra as melhores marcas e produtos do mundo décor, as peças da CASACOR Minas 2018, tudo isso reunido em um só lugar.

Assim fica fácil decorar a sua casa!

Instagram @casoca.br