Engenheiro x Arquiteto – Como engenharia e arquitetura podem trabalhar juntas?

Engenheiro x Arquiteto – Como engenharia e arquitetura podem trabalhar juntas?

Engenheiros Civis e Arquitetos possuem atribuições e abordagens diferentes em relação à obra e ao projeto, por isso é importante saber como utilizar o potencial de cada profissional. A disputa engenheiro x arquiteto é uma questão antiga e entender o papel de cada um é essencial na valorização, no reconhecimento e no alinhamento das expectativas de todas as partes envolvidas.

 

Em outubro de 2019 realizamos no nosso Espaço Casoca, uma roda de conversa entre engenheiros e arquitetos.O bate-papo, mediado pela Arquiteta Thaís Mendes, tinha a intenção de explorar estas áreas que são interdependentes, mas que muitas vezes são entendida no mercado como competidoras.

 

Confira agora o vídeo com os principais pontos que identificamos como os maiores conflitos da dualidade engenharia e arquitetura. Se preferir, deixamos cada um dos pontos explicados no detalhe logo abaixo!

 

 

Confira agora o resultado dos nossos questionários engenheiro x arquiteto!

obs.: Para obtermos respostas mais sinceras, optamos pelos uso de uma plataforma interativa de comunicação em grupo. Assim, as perguntas foram respondidas de forma anônima, inclusive por participantes que nos assistiam online.

 

Engenheiro x Arquiteto – A confusão entre responsabilidades de obra x responsabilidades de projeto

Perguntamos aos arquitetos e aos engenheiros se já haviam vivenciado a experiência de assumir um projeto e a sua obra, mesmo sem estarem bem estruturados para os dois trabalhos. Queríamos entender as dificuldades de profissionais que se aventuraram em áreas que não possuem muita expertise, e tivemos os dois lados com problemas bem parecidos:

 

Os engenheiros, ao assumirem a parte de projeto arquitetônico, não se estruturaram para o que implica o projeto como um todo. Principalmente na questão da documentação arquitetônica do que será feito na obra. Isso causa insegurança por parte do cliente, que não sabe o que exatamente será realizado, ocasionando possíveis interferências no projeto durante a obra.

 

Por outro lado, os arquitetos que se aventuraram na obra acreditaram que poderiam resolver o projeto durante seu andamento, sem antes desenvolver uma documentação. A documentação arquitetônica é essencial para prever, quantificar e qualificar as decisões. Isso foi uma surpresa para nós, pois esperávamos que os arquitetos tivessem alta tendência a desenvolver o detalhamento completo mesmo com a responsabilidade da obra.

engenheiro x arquiteto

Pouco conhecimento sobre o trabalho dos parceiros – Engenheiro x Arquiteto

Perguntamos aos arquitetos o que os impediu de indicar um engenheiro em uma administração de obra. O principal fator apontado foi a falta de confiança para fazer esta indicação a um cliente. Esta insegurança está relacionada, na maioria dos casos, à falta de conhecimento do trabalho dos parceiros.

 

Em outras situações, experiências anteriores ruins com um profissional específico, ocasionaram uma generalização da dificuldade do relacionamento entre engenheiro x arquiteto.

 

Muitos arquitetos mencionaram que não conhecem nenhum engenheiro de confiança. Este cenário pode ser uma boa oportunidade para os engenheiros, uma vez que podem aproveitar o momento para apresentar seus trabalhos.

 

Falta de Comunicação e Detalhamento

Da mesma forma, perguntamos aos engenheiros o que os impediu de indicar um arquiteto para o projeto. Além da questão da falta de confiança e do desconhecimento de um bom arquiteto, um ponto muito levantado foi a questão do detalhamento. Muitos engenheiros comentaram que recebem projetos mal detalhados e muitas vezes sem as cotas e medidas, o que dificulta o seu trabalho de orçamento e de execução da obra como um todo.

 

Essa falta de entendimento sobre o projeto e a função do arquiteto também é uma oportunidade para os arquitetos que se dedicam a um detalhamento bem feito. Fazer um projeto bem detalhado, que facilite e comunique bem as ideias de forma técnica para o engenheiro ou arquiteto de obras, é um diferencial competitivo de grande importância nesse meio.

 

A comunicação com outros profissionais como pedreiros, gesseiros, eletricistas e marceneiros também é prejudicada pela falta do detalhamento e pela falta de domínio na administração da obra.

 

Esse ponto foi um dos principais geradores da polêmica engenheiro x arquiteto em nosso encontro! Se você é  arquiteto(a), vale a pena se atentar a esse tópico.

 

 

engenharia e arquitetura

Principais problemas quando a relação engenheiro x arquiteto não é boa:

 

Retrabalho

Voltamos à questão do detalhamento arquitetônico. Um bom planejamento diminui o retrabalho. O projeto bem feito facilita o orçamento, documenta-se o que será feito gerando segurança para o cliente e para o executor. A função de planejar aumenta a qualidade do resultado estético e funcional.

 

Prejuízo Financeiro

Sem planejamento, os gastos podem ser muito maiores. O desperdício de materiais acontece quando não se sabe o quanto exato será gasto na obra. O retrabalho gera gastos em todas as partes: do arquiteto, que terá que refazer o projeto. Do pedreiro, que terá que quebrar ou refazer algum serviço. Do engenheiro, que irá atrasar a obra. Do cliente, que além de pagar por tudo isso, ainda terá que comprar mais material.

 

Insatisfação do Cliente

A principal preocupação de todo projeto e toda obra é que o cliente fique satisfeito. Quando a obra sai do planejamento, a insatisfação é um dos maiores problemas. Quando acontece algum atrito entre engenharia e arquitetura a probabilidade é grande que as coisas saiam do controle.

 

Lembre-se: Clientes felizes confiam no trabalho dos profissionais e, principalmente, dão boas indicações. Isso só ocorre quando a relação engenheiro x arquiteto é fluida e profissional.

 

engenheiro x arquiteto

Engenharia x Arquitetura: Qual a melhor profissão?

Culturalmente, alguns engenheiros possuem a visão de que a arquitetura é uma profissão de “altos preços”. Já alguns arquitetos acreditam que engenheiros não conseguem dar soluções inteligentes aos problemas de layout.

 

A falta de entendimento quanto ao que o cada um de fato sabe fazer, juntamente com a pressão dos clientes, que querem na maioria das vezes, economizar, é problemática e precisa ser debatida.

 

A relação engenheiro x arquiteto pode ser muito benéfica para o cliente, e para os dois profissionais, é claro. Mas para isso é necessário que as parcerias sejam formadas antecipadamente de forma organizada, respeitosa, profissional e claro, de maneira a gerar eficiência no processo de projeto e obra!

 

É sempre bom lembrar que nenhuma profissão é melhor que outra, tudo depende do que você gosta de fazer. Existem arquitetos que gerenciam obras, da mesma forma que engenheiros que fazem projetos excelentes.

 

A Melhor Plataforma Para Arquitetos e Profissionais

Gostou sobre os pontos que levantamos sobre a relação engenharia e arquitetura?

 

Deixe seus comentários para continuarmos elevando cada vez mais o nível de profissionalismo do nosso mercado.

 

Se você ainda não conhece, clique aqui e visite a Plataforma Casoca. Planejada para auxiliar profissionais a descobrirem o que há de melhor no mercado de casa e decoração brasileiro!

 

 

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br