5 dicas de iluminação para cozinha

5 dicas de iluminação para cozinha

A iluminação de ambientes é um assunto muito importante, afinal a luminosidade é parte fundamental de uma boa decoração, contribuindo, inclusive, para o ambiente demonstrar aconchego e/ou funcionalidade. A cozinha, por exemplo, é um cômodo no qual isso acontece.

 

Pensando nesse assunto, listamos 5 dicas de iluminação para cozinha para você que gosta de receber os amigos em uma casa bem decorada, aconchegante e, ao mesmo tempo, funcional. Confira!

1. Instalar trilhos de luz em áreas específicas

Por ser o local onde se prepara os alimentos, a cozinha precisa de uma iluminação intensa. Os trilhos de luz instalados no teto permitem que toda a área de manuseio da comida fique bem iluminada, evitando acidentes ao usar facas ou nas proximidades do fogão ou do forno.

 

iluminação para cozinha iluminação para cozinha iluminação para cozinha iluminação para cozinha

Esses trilhos podem conter uma mistura de lâmpadas frias — luminosidade branca ou branco-azulada — e quentes — luminosidade amarelada — e de diversas intensidades de luz, para deixar o local descontraído e com personalidade.

 

Para facilitar a visualização dos alimentos, prefira lâmpadas com o maior índice possível de reprodução de cores (conhecido como IRC), pois elas atingem um nível mais elevado de luminosidade.

2. Colocar luz dentro e abaixo dos armários

Não há nada que cause mais desperdício de tempo na cozinha que ficar procurando os alimentos — ou aquele utensílio que você só usa de vez em quando — dentro dos armários.

 

iluminação para cozinha iluminação para cozinha iluminação para cozinha

 

Os pontos de luz dentro dos armários vão ajudar você, tanto na hora de procurar os ingredientes e os objetos que precisa utilizar quanto no momento de deixar tudo organizado. Assim você poderá dar mais atenção aos seus convidados em vez de ficar com o rosto dentro do armário procurando algo.

 

Esse tipo de iluminação pode ser feita por você mesma usando lâmpadas portáteis LED. Esses spots também podem ser colocados na parte inferior do armário suspenso, para iluminar e dar um charme às bancadas.

 

3. Fixar iluminação para cozinha embutida no teto

As cozinhas grandes podem receber vários focos luminosos espalhados pelo teto. Esse tipo de iluminação clareia toda o ambiente por igual. No entanto, a maioria das lâmpadas não deve ter luz muito intensa.

 

iluminação para cozinha

 

Uma dica é intercalar as luzes frias com as quentes. Outra ideia é embutir no teto a iluminação quente e colocar luminárias pendentes em pontos específicos, como acima do fogão e da pia e também nas bancadas, para preparar alimentos e fazer pequenas refeições.

 

iluminação para cozinha iluminação para cozinha iluminação para cozinha

 

Os pendentes e plafons devem ter encaixe que facilite a remoção para realizar a limpeza, já que a cozinha costuma acumular gordura.

 

4. Fazer uso de focos de luz na decoração

Se você for uma pessoa metódica, deixando tudo o que está exposto muito bem organizado, uma boa opção é iluminar a área reservada para os temperos e objetos de decoração, como louças ou mesmo aquela máquina de café expresso que você adora exibir.

 

Use focos de iluminação com luz quente, ou ainda, com lâmpadas coloridas de formatos diferenciados. Essa é uma sugestão valiosa pra você que está em busca de novidades, mas não tem muito tempo para comprar peças bonitas para casa. Se esses focos tiverem luz LED, o local não esquentará.

5. Inserir uma iluminação que integre ambientes pequenos

As cozinhas americanas costumam ser compactas justamente porque parte delas é conjugada com a sala. Mas se para você ela parece ser pequena demais, a dica é torná-la mais ampla — tanto na aparência quanto na funcionalidade —, facilitando nos momentos de preparar e de servir a comida.

 

Assim, instale na bancada de refeições, que separa os dois ambientes, pendentes bonitos e que tenham cores e estilos que reúnam características da cozinha e da sala.

 

iluminação para cozinha iluminação para cozinha iluminação para cozinha

 

Se você está planejando a sua cozinha, não perca o post do You Can Find sobre as cores ideais para uma cozinha! Nesse post, a Janina Ester dá ótimas dicas para fazer a escolha certa na composição de uma cozinha moderna! Clique aqui e confira agora, as dicas são valiosas!

 

Gostou das nossas dicas de iluminação para cozinha? Que ficar por dentro de todas as novidades? Então siga a gente no Instagram e no Facebook!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br