Como decorar a mesa de jantar para uma festa?

Como decorar a mesa de jantar para uma festa?

Receber amigos, familiares ou uma única pessoa especial em casa é sempre muito prazeroso. Seja uma simples reunião amigável, um jantar informal ou até mesmo um evento formal, a mesa é o ponto principal.

 

Por esse motivo é tão importante saber como decorar a mesa de jantar de acordo com o tipo de celebração, de modo a fazer com que todos se sintam no clima da festa e também confortáveis para apreciar a comida e os bons momentos entre pessoas queridas.

 

No post de hoje, vamos dar dicas incríveis de como decorar a mesa de jantar para um evento e fazer com que seus convidados se surpreendam com a recepção. Acompanhe!

Defina o estilo do evento

É o primeiro ponto a se pensar, pois é o estilo que ditará todos os detalhes da sua festa: as cores da decoração, os utensílios na mesa, os itens da ornamentação e também o cardápio.

 

Os estilos são inúmeros: você pode escolher comemorações típicas (como fim de ano, festa junina, Páscoa, dia dos namorados), regionalistas (que são ótimas para apresentar a cultura de um lugar), temporais (alusivas às décadas de 70 e 80, por exemplo), entre outros.

 

Também é preciso definir o nível de formalidade do seu evento. Uma reunião intimista entre amigos próximos não requer tantos acessórios à mesa quanto um jantar sofisticado.

Siga uma paleta de cores

Para que tudo fique harmonizado, é importante seguir uma paleta de cores para toalhas, guardanapos, enfeites de mesa, louças e até recipientes para servir a refeição.

 

Uma boa dica é utilizar toalhas ou jogos americanos lisos – ou com poucos detalhes – e em tons neutros. Assim, você pode deixar as cores mais vibrantes por conta dos detalhes, como sousplats, louças, guardanapos e arranjos de mesa. Quando há muita informação de cores e estampas, corre-se o risco de criar um ambiente poluído visualmente.

Aposte em flores para decorar a mesa de jantar

Arranjos florais são elementos-chave de qualquer decoração devido à sua versatilidade. Por isso, pode-se fazer composições maravilhosas combinando perfeitamente com o estilo escolhido e deixando sua mesa ainda mais bonita.

 

O ideal são arranjos baixos, para que não atrapalhem a interação entre os convidados nem dificultem o acesso a comidas e bebidas. Para dar movimento à decoração com os arranjos, varie os seus tamanhos. É bom evitar flores com aromas muito fortes porque eles tendem a interferir na comida.

Escolha os acessórios certos

Além de estarem de acordo com a decoração da mesa, os acessórios precisam ser adequados ao nível de formalidade da ocasião e ao que será servido. Existem diversos modelos de sousplats, então eles podem ser utilizados em qualquer tipo de evento. Aliás, são um charme a mais ao decorar a mesa de jantar por se tratarem de um elemento de destaque sob as louças. O mesmo vale para jogos americanos.

 

Para um clima mais sofisticado, não deixe de colocar guardanapos de tecido com anéis elegantes. Na mesa, devem ser postos à esquerda (ao lado dos talheres) ou no centro do prato. Ao sentar-se, o convidado deve colocá-lo aberto sobre o colo.

 

Seguindo a etiqueta, os garfos devem ficar à esquerda; as facas e colheres de sopa, à direita; os talheres de sobremesa, acima. Assim, começa-se a utilizar os talheres na ordem de fora para dentro.

 

Os copos e taças são colocados à direita na seguinte ordem: água, vinho tinto, vinho branco e por fim, champanhe. Se quiser algo descontraído, mescle copos altos e baixos.

 

Como você percebeu, não é difícil decorar a mesa de jantar com bom gosto. Basta definir o estilo de seu evento e enfeitar de forma que não fuja ao tema. Desse modo, sua mesa será motivo de muitos elogios, e seus convidados se sentirão muito felizes vendo o carinho com que você preparou a mesa especialmente para recebê-los.

 

Se você gostou deste artigo sobre como organizar a mesa para uma celebração inesquecível, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br