Cubas de embutir funcionam? Entenda antes de fazer sua escolha

Cubas de embutir funcionam? Entenda antes de fazer sua escolha

Bancadas de cozinha e de banheiro são os itens principais desses cômodos. É preciso ficar atento à escolha das cubas para que a decoração não fique comprometida.

 

Se você prioriza a organização, otimização e beleza dos ambientes do seu lar, continue lendo este post. Hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cuba de embutir. Confira!

 

Como é esse modelo?

Este tipo de cuba fica abaixo do tampo. Dessa forma, para sua instalação, é preciso que seja feito um recorte na bancada, que geralmente é feita de granito ou outra pedra similar.

 

No mercado, existem vários formatos: ovais, redondos, quadrados e retangulares. Mas preste atenção às proporções que a cuba tomará na bancada, para que não comprometa o espaço para a colocação da torneira. Aliás, a ideal para esse modelo é a de bica baixa, assim evita-se que a água respingue para fora da pia.

 

Quais as vantagens desse tipo de cuba?

Por ser o mais utilizado tanto para cozinha quanto para banheiro, seu preço é mais acessível.

 

Como o corpo da cuba fica abaixo do tampo e não sobressaliente, o espaço na pia fica mais amplo. Desse modo, cria-se um aspecto clean, sofisticado e mais agradável visualmente.

 

Além disso, esse modelo é de fácil limpeza e manutenção.

 

Existem desvantagens?

As desvantagens são poucas se comparadas às vantagens. Como o corpo da cuba de embutir fica abaixo da bancada, é necessário um armário ou gabinete para que não se tenha a impressão de um acabamento ruim na decoração. Assim, o espaço dentro do móvel é reduzido.

 

E caso você decida colocar esse modelo em uma bancada já existente, é preciso que ela seja retirada para a instalação ou que o móvel seja trocado, conforme for sua necessidade.

 

Quais os cuidados com a instalação?

A contratação de um profissional especializado jamais deverá ser descartada, pois a fixação da cuba na bancada exige cuidados. Além disso, é preciso atentar à colocação correta da torneira, dos misturadores, da válvula e do sifão.

 

O que você deve prestar atenção é ao tamanho disponível no cômodo (banheiro, lavabo ou cozinha): medir a bancada e ver se comporta a cuba com harmonia, e também se sobra espaço suficiente para a circulação das pessoas ao redor do móvel.

 

Após a instalação, é recomendável que você encha totalmente a cuba com água para verificar se não há vazamentos no encaixe, no sifão e na válvula.

 

Que materiais são mais indicados para cubas de embutir?

Para cozinhas, o material mais utilizado é o inox, pois sua higienização é mais fácil e suporta altas temperaturas. As opções são alto brilho ou acetinado. Optando pelo inox, dificilmente a estética de sua pia ficará comprometida.

 

Para banheiros e lavabos, é comum escolher pela cerâmica. É fácil de limpar, possui uma variedade grande de cores e formatos. É importante que seja da mesma utilizada no vaso sanitário e que combine com a bancada.

 

Existem outros materiais no mercado, tais como: mármore, granito, pedra calcária, pedra artificial com quartzo, material acrílico-mineral, mistura de pó de mármore e vidro, entre outros. Porém, é preciso ficar atento à porosidade, durabilidade, impermeabilidade e suporte à altas temperaturas — caso seja para uso na cozinha.

 

Portanto, prestando atenção aos detalhes de tamanho, cor, material e conforto no uso, com certeza você verá que a cuba de embutir é uma excelente opção para se ter um espaço refinado, organizado, funcional e belo.

 

Agora que você já sabe mais sobre cubas, que tal aprender um pouco mais sobre como deixar seu lar ainda mais bonito? Leia nosso post sobre estilos de decoração e coloque em prática nossas dicas!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br