Cuba de sobrepor: será que é uma opção que vale a pena?

Cuba de sobrepor: será que é uma opção que vale a pena?

Um outro detalhe que também é um charme à parte, a cuba de sobrepor, quando utilizada corretamente, valorizará o seu banheiro ou a sua cozinha, deixando-os dignos de receber elogios!

 

Entretanto, existem alguns pontos positivos e negativos que deverão ser considerados antes mesmo de adquirir uma cuba desse modelo.

 

Estamos falando de dois ambientes considerados “área molhada”, ou seja, que, devido ao uso, possibilitam o acúmulo de água formando lâminas d´água. Por isso devemos ter atenção aos detalhes das bancadas.

 

Neste post vamos abordar todos esses detalhes. Você vai conhecer as vantagens e desvantagens da cuba de sobrepor. Continue a leitura e confira!

Cuba de sobrepor para banheiro

Algumas pessoas confundem cubas de sobrepor com cubas de apoio, mas a diferença é que a cuba de sobrepor encaixa na bancada e fica com a borda sobressalente. Já a de apoio, como o próprio nome sugere, apoia-se na bancada e sua estrutura é totalmente visível. Por isso é muito importante respeitar as normas de ergonomia durante a instalação da bancada para que o uso fique o mais confortável possível.

 

Atualmente encontramos diversos materiais para as cubas de sobrepor, sendo eles o mármore, o vidro e, até mesmo, o acrílico.

 

Vantagens e desvantagens da cuba de sobrepor no banheiro

Diferente das cubas de embutir, essas são menos profundas, logo você terá em seu armário um espaço interno maior. No entanto, a sua bancada deverá ser maior que a cuba escolhida. Isso se torna uma desvantagem, pois, dependendo do tamanho do seu banheiro, ele se tornará menor ainda.

 

Caso o seu banheiro seja pequeno, uma dica legal é priorizar pelo modelo em vidro ou acrílico, assim você dará uma falsa sensação de amplitude a ele.

 

Cuba de sobrepor para cozinha

Existem diversos modelos; a cuba simples, dupla ou até mesmo tripla. Detalhes que poderão auxiliar você, visto que essas repartições possuem finalidades distintas.

 

Complementando o leque de opções, temos também o material, que poderá ser inox fosco ou com brilho. Caso você goste de receber os amigos em casa e pretende utilizar constantemente a cozinha, vale pensar um pouquinho mais sobre o material. Explicaremos logo abaixo.

 

Vantagens e desvantagens da cuba de sobrepor na cozinha

Uma desvantagem da cuba de sobrepor na cozinha é que, devido ao fato dela ser sobressalente à bancada, a água não escoa, então você precisará do auxílio de um paninho para manter a bancada sempre seca.

 

Outra desvantagem é que, caso você escolha uma cuba com brilho e use constantemente a cozinha, com o tempo o desgaste natural e os arranhões ficarão mais evidentes. Nada que fará você trocar de cuba, mas com a cuba de sobrepor fosca, esses detalhes serão menos perceptíveis.

 

Uma vantagem que vale por várias é que as cubas de sobrepor normalmente são mais completas do que as de embutir. Você encontrará diversos acessórios e finalidades, desde uma repartição destinada a escorrer macarrão e afins, passando pela opção de lavar frutas, até mesmo a um adaptador para triturador de alimentos. Esses detalhes ficarão ainda mais interessantes caso você possua uma cozinha planejada.

 

Cuidados durante a instalação das cubas de sobrepor

Independente do ambiente alguns cuidados devem ser tomados para que você tenha êxito na instalação. Confira-os abaixo:

  • verifique se a altura da cuba quando colocada na bancada ficará entre 85 e 90 cm;
  • veja se a bancada está limpa e nivelada;
  • confira se as dimensões da cuba são compatíveis com a abertura no tampo da bancada;
  • analise se os pontos de água e esgoto estão devidamente alinhados com os pontos de furação e passagem dos flexíveis;
  • meça a distância das torneiras; para a cozinha pelo menos 30 cm de altura e para o banheiro, de 10 a 15 cm;
  • certifique-se de que não há fissuras, trincos ou rachaduras no tampo da bancada;
  • desligue o registro.

Para a instalação e fixação correta, confira o manual de instruções de seu fabricante.

 

Independente do modelo ou acabamento da sua cuba de sobrepor, tenha em mente que esse equipamento deverá lhe proporcionar praticidade e conforto. Seguindo essas dicas, você fará uma bela escolha.

 

Siga a Casoca no Facebook e no Instagram e fique pode dentro de todas as novidades e dicas sensacionais como essas!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br