Cronograma de Limpeza: Aprenda a Organizar a Limpeza da Casa

Cronograma de Limpeza: Aprenda a Organizar a Limpeza da Casa

Nós sabemos o quanto o assunto limpeza da casa pode ser complicado, ainda mais quando se tem uma vida corrida e atarefada. Mas, precisamos apreciar o conforto e tranquilidade de ver uma casa limpa e bem cuidada! Ver os lençóis e toalhas limpos e o chão e armário brilhando traz sossego e paz para qualquer pessoa!

 

Mas, o que exatamente faz uma casa ficar limpa de verdade? Qual o cronograma de limpeza que devemos criar para conseguir deixar todos os itens da casa limpos sem estresse e preocupação de que a sujeira está tomando conta de todo o espaço?

 

Se essas são algumas das preocupações que já viraram parte do seu dia a dia, fique tranquilo! Separamos algumas dicas ideais para te ajudar a manter uma rotina de limpeza fácil e constante!

 

Tarefas semanais de limpeza:

 

Toalhas de banho e rosto: diferente do que muitos pensam, a lavagem das toalhas de banho e rosto não necessariamente devem ser realizadas uma vez por semana. Tudo depende da quantidade de vezes que elas são utilizadas por dia! Preferencialmente, elas devem ser substituídas a partir do terceiro ou quarto uso. Achou muito? As toalhas, principalmente úmidas, são o ambiente ideal para proliferação de bactérias e micro-organismos, então fique atento!

 

cronograma de limpeza

 

– Lençóis da cama: para que a casa fique organizada, arrumar a cama todos os dias é uma atividade imprescindível! Somente essa tarefa em si já vai criar uma nova atmosfera para o ambiente do quarto! Mas, ao se tratar da lavagem e substituição dos lençóis em si, lava-los semanalmente é sem dúvidas a indicação correta!

 

cronograma de limpeza

 

– Chão: A limpeza do chão da casa depende principalmente da movimentação dos moradores pela casa. O indicado é limpar todo o chão da casa uma vez por semana, pelo menos. Mas, se você consegue ver a poeira acumulada no piso, já é hora de varrer, esfregar ou aspirar.

 

– Pias: do acúmulo de pasta de dente no banheiro à pilhas e pilhas de louça na cozinha, as pias devem ter a sua limpeza realizada pelo menos uma vez por semana. Mas claro que, à medida que ela está acumulando sujeira, limpar de forma mais superficial pode ser necessário.

 

– Banheiros: podemos chegar ao consenso de que limpar o banheiro não é a atividade favorita de ninguém, não é verdade? Mas a sua limpeza é um mal necessário, afinal é um ambiente que acumula muito as bactérias e uma limpeza mais pesada é fundamental!

 

cronograma de limpeza

 

– Móveis: a atividade de passar o espanador ou um pano úmido para tirar a poeira do mobiliário deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Já a limpeza mais profunda com lustra móveis pode ser feita uma vez por mês.

 

– Fogão: a limpeza do fogão deve idealmente ser realizada sempre ao final das refeições, para não acumular sujeira.

 

– Forno: é muito fácil manter o forno sujo escondido atrás da porta. O que os olhos não veem o coração não sente, certo? Errado! O forno requer limpeza regular, preferencialmente toda semana.

 

cronograma de limpeza

 

Tarefas quinzenais de limpeza:

 

– Geladeira: a geladeira deve ser limpa uma vez a cada quinze dias, tanto por dentro quanto por fora! Isso, dependendo claro, da quantidade de moradores! Se você mora sozinho, uma vez por mês já é o suficiente! E lembre-se sempre de se atentar ao prazo de validade dos alimentos! Alimentos vencidos acumulam na geladeira e deixam como rastro um cheirinho nada agradável.

 

cronograma de limpeza

 

Tarefas mensais de limpeza:

 

– Janelas: a lavagem do vidro das janelas deve ser feita uma vez a cada mês, principalmente das janelas internas! Já as persianas e cortinas dependem do material. Persianas de metal devem ser lavadas a cada dois meses e as de tecido, a cada seis.

 

– Armários e prateleiras: a limpeza completa dos armários deve ser feita todo mês! Mas assim como no caso do piso da casa, se você já consegue ver poeira se acumulando, esse prazo pode ser reduzido!

 

cronograma de limpeza

 

– Rodapés: nós sabemos que os rodapés da casa são várias vezes esquecidos durante a limpeza. Eles podem passar despercebidos, mas ao limpa-los uma vez por vez, você vai começar a apreciar o ambiente com eles limpos!

 

Sofás e poltronas: é muito importante livrar os estofados do acúmulo de bactérias e ácaros, por isso, a limpeza com aspirador de pó deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Para uma limpeza mais profunda, recomenda-se a lavagem semestral do produto.

Importante não se esquecer de fazer a lavagem de acordo com as recomendações do fabricante.

 

cronograma de limpeza

 

Tarefas semestrais de limpeza:

 

– Luminárias: das luminárias de teto às luminárias de piso, esses são equipamentos que também precisam de atenção! Certifique-se de espaná-los sempre que começar a acumular poeira e teias de aranha. Mas para as luminárias de teto que acumulam insetos, uma limpeza completa a cada seis meses é o ideal.

 

– Tapetes: por ser tratar de um produto que acumula fungos e bactérias, os tapetes da casa devem ser lavados pelo menos duas vezes ao ano. Pensando sempre, na frequência de seu uso! Algumas vezes será necessário limpa-los com mais frequência. Importante: Não se esqueça de lava-los de acordo com a recomendação do fabricante! Se forem lavados de forma incorreta, você pode acabar perdendo aquele tapete que tanto gosta.

 

cronograma de limpeza

 

– Cortinas: a lavagem das cortinas deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano para não acumular pó e sujeira!

 

Parece muito, não é mesmo? Mas a medida que se cria uma rotina, e as tarefas da casa fazem parte do seu dia a dia, a limpeza da casa fica cada dia mais fácil e menos trabalhosa!

 

Quer mais dicas sobre casa e decoração? Se inscreva na nossa newsletter e não perca as nossas atualizações!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br