Saiba o que deve ser considerado na hora de comprar um home theater

Saiba o que deve ser considerado na hora de comprar um home theater

Você desligou as luzes, acomodou-se confortavelmente no sofá, ligou a televisão e escolheu um filme especial. No entanto, falta uma coisa para sentir como se estivesse no cinema: aquele som poderoso!

 

Ainda que os aparelhos atuais tenham sistemas de áudio modernos, as caixas de som ficam limitadas à área da moldura do televisor. Então, se você quer uma experiência mais próxima à da sala de cinema, considere comprar home theater para o seu lar.

 

No post de hoje nós apresentaremos as funcionalidades desse produto e daremos dicas para você escolher o modelo mais adequado ao seu uso. Continue a leitura e aprenda!

 

O que é um home theater

Home theater é um conjunto de equipamentos para intensificar a qualidade do som e criar uma sensação espacial. Fazem parte do sistema:

 

  • caixas acústicas, que espalham o som pelo ambiente;
  • receiver, que distribui o áudio para as caixas acústicas;
  • subwoofer, que reproduz os sons graves.

 

Esses acessórios podem ser comprados todos juntos, em um kit conhecido como Home Theater in-a-box (HTIB), ou separadamente, por módulos. Ao passo que a primeira opção oferece praticidade para quem não é especialista, a segunda permite combinar equipamentos de diferentes marcas.

 

Uma terceira possibilidade é a soundbar. A principal diferença entre ela e um home theater é o número de caixas acústicas: o home theater reúne de 5 a 7 caixas e a soundbar é uma barra de som única com alto-falantes embutidos, instalada abaixo da televisão.

 

Por causa do posicionamento do equipamento em diversos pontos do cômodo, o som do home theater é mais envolvente — ele produz o famoso efeito “surround”.

 

Realmente o som proporcionado por um maior número de caixas pode ser melhor, porém já existem modelos de soundbar muito bem desenvolvidos, capazes de proporcionar um efeito “surround” satisfatório. Tudo dependerá da sua disponibilidade de espaço e seu nível de exigência com a qualidade do som.

 

Soundbars podem ser uma ótima opção para economizar espaço, e muitos deles são compostos por duas peças, o próprio soundbar, e um subwoofer para auxiliar nos graves (isso pode tornar o equipamento mais completo em termos de qualidade sonora). Mas antes de fazer qualquer escolha, pesquise sobre a marca e leia as avaliações do modelo.

 

Lembre-se! Tamanho não é documento na hora de comprar home theater, muitas vezes o aparelho maior, com maior número de peças ou até mesmo maior potência, não é o com a melhor qualidade de som!

 

 

Como comprar home theater

Na hora de escolher o tipo de aparelho para a sua sala de TV, é preciso considerar diversos fatores — como o espaço disponível e as funcionalidades do produto. Veja nossas dicas para acertar na compra:

 

Avalie o cômodo onde o home theater será instalado

Olhe para o ambiente onde você assiste TV. É um espaço amplo, com pouca mobília? Ou é a sala principal da sua casa, com mesa de jantar e outros móveis?

 

O home theater modular é indicado para salas com mais de 15 m². Para áreas menores, o Home Theater in-a-box pode ser uma opção melhor — ou até mesmo a soundbar, que não atrapalha a circulação de pessoas.

 

Verifique a potência necessária

Quanto maior a potência do home theater, melhor é som, certo? Errado! A potência indica a intensidade do som e não necessariamente reflete a qualidade. Em uma área pequena, uma potência muito alta pode deixar o ambiente barulhento.

 

Para cômodos reduzidos, um aparelho com potência 350W já é suficiente. No entanto, se você tem um espaço muito amplo, invista em home theaters de 1000W ou até mais.

 

Mais uma vez lembre-se, potência e número de caixas não são os únicos indicadores de qualidade, leia as avaliações de quem já comprou e pesquise sobre a marca, isso pode fazer muita diferença!

 

Escolha as funcionalidades mais importantes para você

Além do tipo de home theater e da potência dos equipamentos, você deve avaliar com cuidado as funcionalidades do sistema que combinam com o seu uso. O player é um exemplo: DVD ou Blu-ray?

 

O Blu-ray tem mais qualidade de imagem e som, mas leve em conta se o que você quer assistir está disponível nessa mídia. Outras configurações que podem ser relevantes são: portas USB, conexão Wi-Fi, entrada HDMI, entre outras.

 

Em relação ao número de portas (USB, HDMI, entrada óptica, etc) é melhor sobrar do que faltar, pense que você pode vir a adquirir outros aparelhos que utilizam essas entradas para se conectarem ao seu home!

 

Ao pesquisar sobre os modelos, entenda sempre se a ligação das caixas é feita com fios ou sem fios. Já existem modelos que distribuem o som via bluetooth e essa é uma ótima opção para não se preocupar com cabos passando por seu ambiente. Isso vale para homes com várias caixas e também para soundbars (na conexão da barra de som com o subwoofer ou até mesmo com a televisão).

 

Pensando em turbinar o áudio da sua televisão? Lembre-se de que pesquisar os modelos disponíveis e entender as limitações do cômodo são passos essenciais para comprar home theater. Ao investir em um sistema adequado, você garante aquele som de cinema no conforto do seu lar!

 

Gostou das nossas dicas? Siga a Casoca no Facebook e no Instagram e não perca nenhum dos nossos conteúdos especiais sobre decoração!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br