Como transformar uma casa residencial em comercial – Soul Café e Coworking

Como transformar uma casa residencial em comercial – Soul Café e Coworking

Para falar um pouco sobre projetos que exigem criatividade, adaptação de espaços e funcionalidade escolhemos um ambiente comercial recém lançado em Araraquara (SP).

 

O Soul Café + Coworking é um exemplo de transformação de ambiente no qual o escritório paulista Pietro Terlizzi Arquitetura deu uma nova cara a uma antiga casa de família de 450m², aproveitando suas características estruturais, mas transformando-a em um espaço corporativo com ar jovem e moderno.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

O novo espaço comercial conta com uma cafeteria, coworking (espaços de trabalho compartilhados), área para eventos e também com uma galeria de arte. Para fazer essa transformação Pietro Terlizzi, que assina o projeto, nos explica sobre o passo-a-passo desse projeto:

 

“Com a edificação bem característica de uma residência familiar do interior paulistano, o conceito principal foi preservar a maior parte possível da edificação, usando os novos elementos para sua nova finalidade (agora comercial), contrastando completamente dos materiais originais.”

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

Pietro seguiu o conceito do restauro, em que se pode claramente distinguir o que é antigo e o que foi mudado recentemente.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

Estrutura de Iluminação – Cabos e Estruturas Aparentes

Toda parte elétrica e de iluminação foi feita com conduites aparentes, sendo assim, não foi preciso “rasgar” as paredes para embutir a nova estrutura.

 

Com um projeto da edificação original muito eficiente em termos de quantidade de janelas e aberturas, o arquiteto explorou a iluminação natural, que deixa o ambiente ainda mais agradável para quem trabalha. A estrutura original também mantém o espaço fresco por conta da ventilação cruzada.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

Outro detalhe que se aproveitou da estrutura original: Os beirais do telhado que ajudam a bloquear o sol dentro dos ambientes nos horários onde ele está mais baixo.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

Espaços Flexíveis – Usos Diversos

O térreo abriga a cafeteria/cozinha e área para servir os clientes, mas o projeto ainda tem flexibilidade quanto a usabilidade já que todo o mobiliário pode ser utilizado para quem quiser trabalhar, as mesas têm tomadas, iluminação e ventilação adequadas.

 

Ainda no térreo se encontra uma sala de reunião para reuniões mais informais, espaço que também foi pensado com flexibilidade já que pode ser utilizado para almoço e eventos de grupos.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

A área externa é aos clientes da cafeteria que querem ficar em um espaço arborizado, mas também se pensou esse espaço para realizações de eventos e palestras.

 

Na parede mais extensa da edificação, logo que se entra, foi projetada uma galeria de quadros de artistas urbanos (grafites, colagens e pinturas).

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

A Escolha do Mobiliário e Materiais

Com o objetivo de contrastar a estrutura original com materiais novos, foram usados móveis modernos metálicos, cores quentes e tecidos modernos. Como falamos, a iluminação conta com conduites, estruturas aparentes e peles de vidro. Esses materiais são notados rapidamente, impacto planejado do projeto.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

 

Já os tijolos à vista, o piso em pedra Goiás, as esquadrias em madeira e o forro do telhado em madeira não deixam dúvida que são a composição original da residência.

 

O balcão da cafeteria, um dos principais elementos do projeto tem seu tampo em madeira de demolição em peroba rosa, com revestimentos em azulejo Subway branco e rodapé em inox. Foi feita uma mistura de materiais “frios” e modernos com o tampo em madeira, quente e aconchegante.

 

como transformar uma casa residencial em comercial

Conheça os Fornecedores:

Iluminação: Loja Jabu

Revestimento Balcão: Subway da Eliane

Marcenaria de demolição: Eflain Marcenaria

Marcenaria MDF: HJ Consultoria e projetos

Mobiliario: Mies Casa

Logotipos: Agência Rima

Marmoraria: Art Tec

Cadeiras Coworking:  MAq1000

 

escritorio de arquitetura paulista

 

Pietro Terlizzi Arquitetura é um escritório paulista de arquitetura e design de interiores que desenvolve projetos nas áreas residenciais, comerciais e corporativa.

 

A preocupação com a atividade e o impacto que o espaço projetado irá causar; como a relação das escalas, da luz, da temperatura, das texturas e cores; e a diferente percepção e vivência que cada pessoa terá dentro dele é o motor que impulsiona cada novo projeto. Quer ver mais projetos do Pietro? Clique aqui

 

Entre em contato com o Pietro

Campos marcados com * são requeridos

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br