Como escolher o papel de parede ideal?

Como escolher o papel de parede ideal?

Às vezes nós chegamos em casa e queremos mudar tudo: trocamos os móveis de lugar, tiramos os quadros de suas posições, pintamos o armário… e mesmo assim ainda falta algo. É a parede que precisa de um novo visual! Saber como escolher o papel de parede ideal ajuda bastante na hora de reformular o lugar onde moramos.

 

Para se decidir pelo mais apropriado, alguns cuidados são necessários como, por exemplo, analisar o material, as estampas, a área que o papel de parede vai ocupar, a quantidade a ser comprada e o modo de aplicação.

 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas básicas para não errar na escolha do papel de parede. Confira!

 

Conheça os tipos de papel de parede

Escolher as cores e as padronagens do papel de parede é algo importante, mas também é preciso observar o material do produto. Isso porque, se ele não for escolhido adequadamente, pode alterar o aspecto visual na hora da aplicação ou ser danificado pelas condições do ambiente.

 

Confira, a seguir, os principais tipos de papel de parede, características, vantagens e desvantagens desse artigo de decoração e avalie qual é o mais adequado para atender as suas necessidades e expectativas.

 

Tradicional

O papel de parede tradicional é pioneiro no mercado, fabricado a partir da celulose, assim como o papel comum. Seu aspecto é liso e seco ​e não cobre imperfeições e, por isso, deve ser aplicado em superfícies chapadas que não apresentam texturas, rachaduras ou furos.

 

Outro cuidado que esse tipo material requer é que ele deve revestir apenas ambientes secos, que ficam longe de umidade — como quartos, salas, corredores e hall de entrada. Caso contrário, ele pode entrar em contato constantemente com a água, vapor e produtos de limpeza e degradar facilmente.

 

Vinílico

Feito de PVC ou revestido com uma camada de vinil, apresenta uma textura parecida com plástico — lisa, brilhante e escorregadia. Dessa forma, ele cobre e disfarça imperfeições da parede e pode ser limpo facilmente com pano úmido, bucha e detergente neutro.

 

Devido a essas características, ele é ideal para ser aplicado em ambientes úmidos, que entram em contato com a água e vapor constantemente, que ficam expostos à luz com frequência e que contam com grande circulação de pessoas, como áreas de lazer, cozinhas, lavabos e banheiros.

 

TNT

O Tecido Não Tecido (TNT) ganhou grande destaque no mercado e passou a ser uma ótima opção para quem quer decorar as paredes de forma elegante e prática. Feito com poliéster e celulose, apresenta um aspecto único, semelhante ao tecido.

 

Pode ser aplicado em superfícies lisas e com irregularidades também, pois disfarça bastante as imperfeições. Apesar de durar mais em ambientes secos, também resiste bastante à umidade e pode ser usado em lavabos, cozinhas e áreas de lazer.

 

Sua limpeza deve ser feita com bucha e detergente, desde que aplicados com delicadeza. Para enxaguar, um pano limpo e úmido é a melhor recomendação.

 

Alto-relevo

Ambientes sofisticados merecem um papel de parede diferenciado. O de alto-relevo encaixa-se nessa descrição. Feito com algumas injeções de espuma, as quais garantem ao revestimento diferentes texturas e níveis de cobertura com aspecto macio, combinam perfeitamente com salas e quartos.

 

Quem tem criança pequena em casa e animais de estimação, como cães e gatos, é melhor evitar esse tipo de revestimento, uma vez que ele é delicado e requer mais cuidados. Sua limpeza, para não estragar a textura do papel, pode ser feita com um aspirador de pó.

 

Veludo

Mais elegante e requintado do que os demais, o veludo garante um estilo sofisticado para os ambientes internos do imóvel. Sua textura é fofa e aveludada, por isso, não deve entrar em contato com umidade, nem receber luz direta.

 

Como são muito sensíveis, precisam de mais atenção e cuidado para se manterem vistosos e em perfeito estado. Para limpá-lo, recomenda-se o uso apenas do aspirador de pó.

 

Escolha o papel de parede adequado para cada cômodo

Cada parte da casa pede um papel de parede diferente, pois os lugares exercem funções específicas no lar. A cor e do desenho do papel de parede podem interferir negativamente no ambiente.

 

Sendo assim, se a sua sala de estar não é muito grande, opte por papéis clássicos ou escolha estampas com detalhes menores e simples. Dessa forma, você não deixará o espaço com muita informação.

 

Para o quarto, é recomendável observar o seu estilo. Se você é uma pessoa mais romântica, aposte nas estampas florais. Caso o seu visual seja mais moderno, arrisque em estampas ousadas, como as geométricas.

 

No caso do banheiro, você tem uma maior liberdade em relação aos outros cômodos da casa, pois geralmente existem poucos objetos de decoração nesse espaço.

 

Defina o efeito que você quer dar ao ambiente

Não é apenas a estampa do papel de parede que contribui para o efeito desejado. A maneira como você o distribui no espaço também influencia nessa questão e a junção desses dois elementos cria situações decorativas diferentes.

 

Por exemplo, se você quiser destacar uma parede no ambiente, aplique cores fortes apenas nela. É o caso também de usar papéis de parede com estampas geométricas.

 

Se quiser deixar todo o ambiente decorado, é preciso ter cuidado com as cores. Prefira tons mais claros e estampas mais discretas, até porque todas as paredes vão receber o papel e não se pode gerar um desconforto visual.

 

Contudo, se a sua casa possui um aspecto carregado, você deve usar apenas uma faixa da parede. Isso ajuda a balancear o ambiente e não compromete os demais elementos de decoração.

 

Descubra qual a quantidade comprar

Meça a largura e a altura da parede que você deseja aplicar o papel e multiplique uma medida pela outra. Some 10% ao m² da área para considerar perdas e excessos necessários na hora da instalação.

 

Como existem diferentes tamanhos de rolo de papel de parede, calcule a área de cobertura do rolo desejado — essa informação pode já estar na embalagem. Divida a área da parede, já com a soma dos 10%, pela área de cobertura do rolo para saber quantos serão necessários comprar para cobrir todo o espaço.

 

Saiba como aplicar

Agora que você sabe como escolher o papel de parede ideal, vamos aprender como aplicar. Você pode contratar o serviço especializado para fazer a aplicação ou realizá-la por conta própria. Caso decida colocar a mão na massa, o primeiro passo consiste em cortar as tiras verticalmente, deixando sobrar 10 centímetros para cima e para baixo para evitar erros.

 

Comece a colar o papel na parte superior da parede e vá descendo. Utilize um pano seco e limpo para auxiliar na colagem e eliminar bolhas e rugas. Para finalizar, use uma espátula para alisar o papel e corte os excessos.

 

Existem vários modos de aplicação, sendo o mais tradicional o que utiliza cola. Você deve comprar a cola em pó, específica para esse fim, e diluí-la em água, conforme recomendação da embalagem. Espalhe a cola do meio para as laterais da folha do papel e garanta que todo o espaço esteja coberto antes de aderir à parede.

 

No entanto, se você procura um método mais descomplicado, existe papel de parede que já vem com um lado adesivado e não precisa de cola. Basta tirá-lo da embalagem e colá-lo com a ajuda de uma espátula na parede.

 

Agora que você já conhece as principais dicas de como escolher o papel de parede para sua casa, siga o passo a passo e personalize os ambientes de forma prática e elegante, garantindo conforto e aconchego para você e a sua família.

 

E aí, que tipo de papel de parede seria ideal para sua casa? Deixe seu comentário no post explicando o motivo!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br