Como colocar tapetes nos ambientes da casa?

Como colocar tapetes nos ambientes da casa?

Os tapetes são indispensáveis nos espaços que demandam conforto e sensação de aconchego. Para quem ainda tem dúvidas de como usar esse item decorativo, vale pesquisar algumas referências de composição para acertar na disposição e mistura de peças.

 

Ficou interessado? Então acompanhe agora dicas práticas para colocar o tapete em cada ambiente da casa!

 

Considere o clima da região onde você vive

Mesmo com o predomínio do calor, muitas regiões do Brasil experimentam variações de temperatura ao longo do ano. Logo, é interessante adequar o uso dos tapetes a diferentes climas para obter a comodidade ideal na região em que você vive.

 

Clima frio

No frio do outono ou inverno, é normal que as pessoas busquem calor e aconchego nos tecidos e texturas da casa. Você pode atingir esse objetivo dispondo modelos de tapetes fofinhos e felpudos nos ambientes. Para aumentar o bem-estar, aposte nos tons quentes e terrosos, como marrom, bege, vermelho e cáqui.

tapetes

Clima quente

Em regiões quentes, a situação é outra: todos querem sensação de frescor dentro de casa. Para isso, troque os tapetes pesados e estruturados por peças mais finas e com textura lisa. Modelos feitos em sisal, palha ou juta se tornam ideais nessa época porque são leves e garantem um toque suave.

tapetes

Avalie as medidas do ambiente

Além de embelezar a casa, o tapete também demarca diferentes áreas dentro de um único ambiente. É por isso que você deve avaliar as medidas do piso e a disposição dos móveis para escolher um modelo que seja proporcional ao espaço. Veja abaixo dicas para acertar na disposição da peça:

 

  • Quartos: na decoração de quarto de casal, a dica é usar um tapete que abrace toda a área da cama e dos criados-mudos. Nos dormitório de criança ou de solteiro, o tapete não precisa, necessariamente, estar presente em toda a área, podendo colocar um único tapete pequeno ao lado da cama.

  • Banheiros: você pode usar o tradicional jogo de tapetes (com peça individual para box, vaso sanitário e lavabo) ou dispor de um modelo grande para cobrir todo o piso de circulação livre.

 

  • Corredores: pedem passadeiras com tamanho suficiente para cobrir a área de passagem.

 

  • Sala de estar: evite tapetes pequenos, já que eles diminuem visualmente a área do cômodo. Para dar a sensação de amplitude, o tapete deve englobar toda a área da televisão, mesinha de centro e assentos e ficar com as extremidades debaixo do sofá.

tapetes

  • Sala de jantar: o tapete deve ter tamanho suficiente para cobrir a mesa de refeições e toda a área ocupada pelos assentos. Assim, invista em uma peça que ultrapasse pelo menos 30 cm dos pés das cadeiras.

  • Cozinha: cozinhas pequenas do tipo americana podem ter um único tapete no piso. Se o cômodo for grande, fique com peças retangulares individuais para posicionar na base das áreas de trabalho (pia, bancada, fogão).

Equilibre beleza, segurança e praticidade

Antes de colocar os tapetes em cada área, certifique-se de que a composição será ao mesmo tempo bela, prática e segura para todos os usuários. Para te ajudar, listamos alguns pontos que merecem cuidado:

 

  • Cor: áreas de acesso da casa recebem mais sujeira da rua e precisam ser higienizadas com mais frequência. Para manter a aparência de limpeza por mais tempo, coloque tapetes de cor escura nas portas e corredores. Essa opção também é ideal para disfarçar pelos dos bichinhos de estimação.
  • Material: muitas pessoas são sensíveis à poeira e aos resíduos que se acumulam nos tapetes. Para evitar alergias, a dica é optar por peças de fibras sintéticas ou fabricadas com substâncias antiácaro;
  • Espessura: casas habitadas por idosos e crianças pequenas devem ser decoradas com tapetes de espessura fina e textura lisa para evitar acidentes com quedas e tropeços.

 

Agora que você sabe como posicionar tapetes em cada ambiente, o próximo passo é escolher modelos que combinem com o estilo da residência para criar combinações belas e funcionais.

 

O que achou das dicas do post? Comente para tirar dúvidas ou propor novas soluções!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br