Catálogo de Modelos 3D: Otimização na Representação Gráfica
Arquitetura é uma das profissões que mais dependem de materiais gráficos, e nem sempre nos damos conta do tempo que gastamos com isso.
Como arquitetos, precisamos mostar e demonstrar graficamente os nossos pensamentos, idéias e projetos para sermos compreendidos. A confiança que ganhamos dos clientes, em relação à sua casa ou à seu ambiente de trabalho, é de grande responsabilidade. Quanto melhor conseguimos transmitir o que estamos pensando, melhor conseguiremos evitar decepções e mal entendidos. Porém, boa parte tempo gasto com um projeto é destinado ao uso de softwares para representação gráfica.
Renderizações e imagens realistas
Na área de interiores e decoração, o SketchUp é programa mais utilizado, onde conseguimos criar, através dele e de seus plugins, imagens hiper realistas. A intenção é que o cliente compreenda exatamente como ficará o seu ambiente, podendo assim opinar melhor sobre os materiais e mobiliários escolhidos.
Entretanto, apesar da tecnologia se aprimorar constantemente, foram criados poucos avanços focados no momento da seleção e compra dos produtos. Muitos arquitetos ainda precisam acompanhar os seus clientes até as lojas de decoração e assessora-los na escolha. Em um mundo online, com facilidades de pesquisa e troca de informações, os clientes ainda se sentem inseguros no momento da compra. Mesmo com imagens realistas dos projeto, não sabem como e o que escolher, e muitas vezes estouram o orçamento inicial. Mas por que isso acontece?
Modelos 3D: como encontrá-los?
Hoje em dia gasta-se horas para encontrar modelos 3D em sites como o 3DWarehouse. Com a grande diversidade de arquivos, nem sempre usamos um produto que pode ser encontrado no mercado brasileiro. Essa falta de integração alonga o processo de projeto e cria desentendimentos e insegurança entre o profissional e o cliente.
Foi pensando nisso que criamos o catálogo online de modelos 3D no Casoca. Além de uma plataforma que reúne diversas lojas e fornecedores, trouxemos a facilidade de inserir os produtos em projetos 3D. Desta forma, o cliente consegue visualizar o projeto já com o orçamento e com a certeza de que encontrará o mobiliário, a decoração e a iluminação com facilidade. Ele consegue inclusive comprar sem sair de casa.
A intenção é que durante o processo de projeto, nós arquitetos e profissionais da área, possamos utilizar o site como um catálogo, já selecionando os produtos de acordo com o orçamento do cliente. Depois, com o projeto finalizado, é muito mais simples e rápido enviar a lista de compras e manter a transparência.
Assim, conseguiremos otimizar o tempo de escolha dos mobiliários, e principalmente evitar de usar modelos 3D fictícios, ou que só são comercializados no exterior. Hoje o cliente se sente inseguro quando utilizamos peças representativas, ou quando se diz que será “algo parecido”. Como profissionais da área, temos facilidade de visualizar possibilidades de cores, texturas e formas, mas o cliente não.
Projetos fieis à realidade são o futuro da profissão. A praticidade, segurança e transparência são pilares que apostamos e possibilitamos através de ferramentas online.
Confira agora mesmo alguns blocos 3D que podem facilitar o seu dia-a-dia. Semanalmente os catálogos são atualizados para você. Clique aqui e confira em www.casoca.com.br.
Gostou deste post? Siga a gente no Instagram e no Facebook!