Instalação de bancada de banheiro: tire suas dúvidas

Instalação de bancada de banheiro: tire suas dúvidas

Ter uma bancada de banheiro que se destaque na decoração e, ainda, seja funcional e adequada ao espaço disponível, requer atenção a alguns detalhes importantes. Muitas vezes, eles passam despercebidos no meio do furacão da reforma, e você só vai notá-los quando começar a usar o espaço.

 

Portanto, preparamos algumas dicas importantes para atentar na hora de escolher e instalar a sua bancada de banheiro. Acompanhe e tire suas dúvidas!

O melhor material para bancada de banheiro

Escolher o melhor material para a sua bancada de banheiro requer a combinação de fatores como valor, decoração e cuidados que você está disposto a tomar no dia a dia. Veja a seguir quais são os principais materiais, seus prós e contras:

Mármore

O mais tradicional e procurado, ele costuma ser escolhido pelo fator estético, já que proporciona classe ao ambiente. No entanto, é um dos materiais mais caros e, embora seja resistente à água e aos efeitos corrosivos do sabão, pode manchar ou quebrar.

Granito

De aspecto similar ao do mármore, apresenta um melhor custo-benefício, pois é mais resistente a manchas. Também é um dos materiais mais tradicionais para a bancada de banheiro.

Madeira

Sim, madeira pode ser usada na bancada de banheiro. Ela oferece um ganho na decoração, variando o ambiente entre o rústico e o acolhedor. No entanto, demanda maior manutenção, já que o sabão, aos poucos, remove o verniz e a deixa suscetível à umidade, causando apodrecimento.

 

Também é importante redobrar o cuidado com a instalação hidráulica, pois pequenos vazamentos — mesmo que imperceptíveis, num primeiro momento — podem ter efeitos devastadores na madeira.

Concreto

Para ambientes em estilo industrial ou rústico, o concreto é uma ótima opção, já que pode ser impermeabilizado. Além disso, custa, em geral, quase a metade do preço do granito, por exemplo. No entanto, não é qualquer projeto que pode incorporar seu visual: o restante da decoração precisa estar de acordo com esse acabamento.

Vidro

Muito comum nas paredes e portas de box, o vidro pode ser um aliado também na bancada de banheiro. Por expor completamente a parte hidráulica, ele exige que você pense também no visual dos canos e na disposição dos objetos abaixo da pia. Ou seja, exige uma organização muito maior.

Altura e profundidade

Por mais bonitos que os materiais escolhidos para a sua bancada de banheiro sejam, errar nas medidas pode colocar seu projeto todo a perder. Acompanhe os cuidados necessários para evitar esse problema:

Altura

A altura da bancada deve ficar entre 85 e 90 cm, de forma que a posição das mãos fique confortável durante o uso (sem que seja necessário abaixar demais, nem erguer demais os braços).

 

Exceto quando a cuba for sobreposta à bancada. Nesse caso, considere a altura de 85 a 90 cm da estrutura toda, incluindo a cuba. Ou seja, do chão até a última borda.

Profundidade

A profundidade da bancada vai depender de diversos fatores, que combinam o espaço do banheiro, o tamanho da cuba, o tipo de sifão e de torneira.

 

Se, por exemplo, você quiser instalar uma torneira de mesa, que fique entre a cuba e a parede, certifique-se de que haja, entre elas, um espaço mínimo de 12 centímetros. Caso a torneira seja de parede, essa medida pode ser consideravelmente menor.

 

A principal medida a se considerar, no entanto, diz respeito ao restante do espaço. A distância mínima confortável para a circulação de uma pessoa, entre a borda da bancada e a parede oposta, é de 70 centímetros. Garanta que sua bancada tenha o tamanho adequado para o espaço disponível.

 

O banheiro é um dos espaços mais delicados da casa, e precisa ser trabalhado com a atenção que merece. Profissionais qualificados, tanto na parte hidráulica como na parte decorativa, são o diferencial para evitar imprevistos. Na hora de instalar sua bancada de banheiro, procure ajuda especializada.

 

Na hora de decidir qual será sua bancada, não esqueça de levar em consideração qual tipo de cuba será utilizado, no post sobre louças para o banheiro preparamos uma leitura rápida para você entender um pouco mais sobre as opções.

 

Pronta para escolher a sua bancada de banheiro ideal? Siga-nos no Facebook e no Instagram para receber ainda mais dicas e inspiração!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br