Como escolher adequadamente a altura da mesa de jantar?

Como escolher adequadamente a altura da mesa de jantar?

Se você é daquelas pessoas que adoram deixar a casa bem arrumada e aconchegante para a família e também para receber amigos, este post sobre a altura da mesa de jantar vai te ajudar a criar um ambiente ainda mais sofisticado e adequado, levando em consideração não somente a estética, mas o conforto e funcionalidade do móvel também.

 

Além de se preocupar com a escolha da mesa, lembre-se também da importância de combiná-la com cadeiras que possam valorizar sua sala de jantar e, claro, que sejam proporcionais ao móvel principal do espaço.

 

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas incríveis e super fáceis de serem colocadas em prática!

 

Calculando a altura da mesa de jantar

Normalmente, uma boa altura para uma mesa de jantar, considerando desde o chão, é entre 70 e 75 centímetros, o que significa um excelente espaço para que as pessoas acomodem confortavelmente suas pernas.

 

Ou seja, você não precisa se preocupar com medidas que estejam muito além dessa média — o que já facilita muito na hora de escolher a mesa ideal!

 

O que levar em consideração

Sabendo a altura mais indicada, é importante também prestar atenção nos detalhes como, por exemplo, se a mesa possui tampo e/ou base muito espessos, pois isso vai interferir no espaço destinado às pernas, deixando os joelhos confortáveis ou não.

 

Outra dica muito válida é sempre imaginar a mesa com o número de cadeiras desejado, prestando muita atenção ao formato dos pés do móvel e suas limitações. Muitas vezes, o design dos pés pode comprometer o espaço disponível para as pernas, ainda mais quando a mesa for utilizada por muitas pessoas.

 

Pensando nos quesitos ergonomia e tamanho do ambiente, considere também o tamanho da mesa de modo em que é preciso deixar um espaço mínimo de 90 centímetros de distância entre o móvel e o que estiver em volta, como aparador e parede. Assim, a movimentação das pessoas não será comprometida.

 

Formatos e materiais mais versáteis

Cada formato de mesa de jantar oferece um tipo de benefício e combina mais com determinados ambientes, de acordo com o tamanho e também estilo de decoração. Os modelos ovais e redondos são perfeitos para ambientes mais compactos, além de terem design mais contemporâneo. Já as versões quadradas e retangulares são perfeitas para salas amplas.

 

Quanto aos materiais, não podemos deixar de citar a qualidade e durabilidade da madeira. Essa matéria-prima tradicional ainda faz sucesso nos dias de hoje e permite receber uma infinidade de acabamentos.

 

O vidro confere um ar sofisticado e moderno ao ambiente, sendo uma escolha perfeita para quem procura algo diferenciado. Pedras como o mármore também se destacam pela durabilidade e requinte, então, vale a pena investir também.

Altura da mesa de jantar

Projeto: Bernadette Correa

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Ana Bahia

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Andrew Franz

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Raca Architekci

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Tria Arquitetura

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Studio Elen Saravalli – Foto: Julia Ribeiro

As cadeiras também são importantes

As cadeiras são essenciais na decoração e composição da sala de jantar e há quem prefira escolher esses móveis antes mesmo da mesa! O ideal é deixar uma distância mínima de 30 centímetros entre as cadeiras para que todos possam se sentar e interagir sem grandes problemas. Ao optar por cadeiras com braços, preste atenção para que estes estejam por volta de 5 centímetros abaixo do tampo da mesa, dessa forma quem estiver sentado pode ajustar a distância que ficar mais confortável.

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Triplex Arquitetura

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: SAO Arquitetura

 

Altura da mesa de jantar

Projeto: Patricia Fiuza

 

Gostou de saber dicas sobre a altura da mesa de jantar e a importância disso para o seu ambiente? Agora aprenda a altura adequada para instalar a iluminação, confira agora clicando aqui!

 

 

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

NÃO PERCA

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre decoração?
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Instagram @casoca.br